Taichung Metropolitan Opera




Esse ousado projeto de Toio Ito para a cidade de Taichung, centro cultural de Taiwan que abriga cerca de 1 milhão de habitantes, está previsto para ser concluído no ano de 2013 (segundo autoridades locais) com um orçamento de aproximadamente 5 milhões de dólares.



Há anos existe a previsão de iniciarem as obras do futuro símbolo da cidade, mas foi difícil encontrar equipes de engenharia dispostas a aceitar o desafio de construir uma estrutura formada por diversas paredes curvas (exatamente 58 unidades) conectadas.



Tal processo construtivo será realizado com uma técnica frequentemente utilizada na execução de túneis, que conta com superfícies freeform de estrutura em aço que será jateada com concreto. Nos vazios serão construídas estruturas temporárias de aço que melhor se adaptam a superfície concluída. Podem ser jateados 150mm de concreto de uma só vez e em seguida uma camada superficial de 25mm é adicionada sem agregados graúdos para dar um aspecto mais liso ao acabamento. A espessura da estrutura varia em torno de 200mm no último andar e 300mm no térreo.

É importante citar que houve preocupação com o aspecto sustentável do edifício, que além de ser construído com materiais sustentáveis, foi elaborado de forma a economizar energia (com melhor aproveitamento de luz natural e ventilação), sem contar que possui um sistema de reaproveitamento de águas pluviais e esgoto que serão tratados e reutilizados em irrigação e descargas de banheiro, respectivamente.


A casa de ópera possui um total de 36.410m2, distribuídos em 3 teatros (o principal com 4.450m2, o playhouse com 1.770m2 e a caixa preta com 520m2), com seus camarins (são 2.630m2 no total), administrativo (1.850m2), praça das artes (6.000m2), locais destinados para workshops (3,100m2) e outros espaços (16.090m2).



Toio Ito já fazia parte da minha lista, mas me ganhou com esse projeto inovador o qual vale a pena acompanhar de perto e, se possível, visitar a obra acabada para usufruir de suas instalações.