the hole house - retiro no verão, casa de esqui no inverno

Localizado na vila dos Vales na Suíça, o projeto é o resultado da parceria entre os arquitetos Christian Müller (da firma Christian Müller Architects) e Bjarne Mastenbroek (da firma seARCH, que teve a idéia em 2004 e, 2 anos depois, comprou o terreno para torná-la realidade).
Trata-se de um "espaço experimental", uma ruptura com o estilo tradicional alpino e é composto por 3 partes distintas executadas basicamente em concreto, madeira e pedra (obtidos na região):

- uma área de morar, com uma original fachada elíptica, composta por 4 quartos bem iluminados e com vistas maravilhosas (um deles com uma biblioteca), sala de estar, banheiro, cozinha;


- um tradicional estábulo suíço, que é utilizado como "sala de secagem" durante a estação de esqui;


- um túnel subterrâneo de 22m de c
omprimento, que liga os dois prédios.


O designer alemão Tomas Eyck encarregou-se da decoração, utilizando-se de mobiliários japoneses de 1920, baús de guerra alemães, cerâmicas dos designers alemães Hella Jongerius e Studio Job e obras de arte feitas pela esposa de Müller, Marieta Reijerkerk.


Os arquitetos quiseram que a casa se mesclasse com a montanha. Que se movesse com ela, torcendo para que não hovesse rachaduras na estrutura. Mas erros eram esperados, a idéia não é a perfeição. Eles pediram para os encarregados da construção deixarem evidentes os problemas de execução. Pediram, inclusive, que as pedras da fachada fossem dispostas aleatóriamente como se tivessem sido colocadas por crianças, mas acho que eles não entenderam a mensagem. Os vidros das fachadas foram fabricados na Austrália.


Treze anos se passaram desde as termas de Peter Zumthor e Müller e Mastenbroek estão certos de que sua casa atrairá atenção, e os moradores do Vale contam com ela para a atração de turistas.

1 comentários:

cuka* disse...

treze anos se passaram desde as termas do zumthor e eu estou certa de que essa casa atrairá atenção.. conceitos inside/outside casam perfeitamente embora sejam divergentes. tunel subterraneo nem se fala! parabens amiga! se vc ja nao fosse minha companheira de blog, te chamaria pra ser