Burj Khalifa - o arranha-céu mais alto do mundo

Rebatizado* em homenagem ao atual presidente dos Emirados Árabes, Khalifa Bin Zayed Al-Nahyan, foi inaugurado no dia 04 de janeiro de 2010, dia em que sua altura de 828m foi revelada (superando o edifício Taipei em Taiwan, até então o mais alto do mundo, com 508m de altura).
A contrução da Companhia Imobiliária Emmar custou 1,5 bilhão de dólares e levou 5 anos para ser concluída, contando com a participação de mais de 12 mil operários e 7,5 mil engenheiros. Possui mais ou menos 160 andares, nos quais encontram-se 1044 apartamentos de luxo, 160 quatos e suítes de hotel (primeira unidade da rede de hotéis do estilista italiano Giorgio Armani, que será oficialmente inaugurada em março deste ano) , escritórios, restaurantes, spa, auxiliados por 57 elevadores, 3 mil vagas de estacionamento subterrâneo e cerca de 50 andares administrativos, sendo 12 localizados em um anexo.
O edifício aindabateu outros récordes: o da piscina mais alta do mundo, localizada no 76° andar e o do posto de observação mais alto, localizado no 124° andar, permitindo a vista de todo o emirado de Dubai.
O ponto mais alto da torre pode ser visto a 95km de distância.
* antes denominado Burj Dubai


video da inauguração

2 comentários:

cuka* disse...

828m é uma altura bastante considerável.. a julgar pela casca eu não diria que ele entra nos meus favoritos, mas as tecnicas construtivas utilizadas provavelmente superam alguns dos melhores mundo afora. parabens pelo post amiga =)

Unknown disse...

A arquitetura e engenharia sempre nos surpreende!