Les rendez-vous du Grand Paris - 8 Septembre

Pela manhã, com o tema "Mobilidade Contemporânea"e sob a moderação de Igor Campos (Presidente IAB-DF e professor UniCeub) os arquitetos Djamel Klouche (Paris) com a psicoterapia das cidades, Jaime Lerner (Curitiba), Nicolas Samsoen (Paris), Bernardo Secchi (Milão), Nadia Somekh (São Paulo) e Fernando Viegas (São Paulo - UNA arquitetos) realizaram palestras que deveriam ter 20 minutos, mas na verdade duraram 30 ou mais. Devido ao atraso, não houve a mesa redonda com tais arquitetos e ainda, François Leclercq (Paris) e Andrey Rosenthal (Brasília).
Gostaria apenas de ressaltar que o tema foi o mais comentado durante todo o evento, afinal de contas, mobiliade e cidade contemporânea não andam combinando.
Falando separadamente de cada palestra, na minha opinião, Jaime Lerner superou grandes nomes, inclusive os franceses.. Sua teoria sobre rua portátil e conceito moradia convenceram. Falou muito bem sobre transporte público, sempre com muito bom humor e modéstia, frisando não ser especialista no assunto. E enfim, ao final da palestra dele, as amigas que assistiam resolveram ir morar em Curitiba.. viva Jaime Lerner, a tartaruga vitta, o automóvel otto, os dock-docks..!
À tarde, com um atraso de 1h25, os arquitetos Fernando Chacel , do Rio; o sen-sa-cional Mike Davies - inglês que só se veste de vermelho e teve uma das melhores palestras do dia, Massimiliano Fuksas (Roma) que em partes, decepcionou ao falar apenas em números, poluição e um projeto antigo e Jorge Wilheim (São Paulo) fizeram novamente a sequência de palestras de 20 minutos, com o tema "A nova geografia da cidade".

0 comentários: