Peace Bridge, por Meu Arquiteto Preferido

-
Ponte nova do Calatrava fresquinha! Tenho que confessar minha admiração por esse homem.. engenheiro, arquiteto e artista plástico, ele tem obras fantásticas por todo o mundo, incluindo a Puente de la Mujer em Buenos Aires, o Tenerife Opera House na Espanha, e é claro, o fantástico, sensacional, inexplicável Turning Torso na Suécia, entre outras obras de mesma importância e beleza.



A Peace Bridge foi uma grande surpresa para nós, arquitetos e admiradores do trabalho de Calatrava. Acho que estão faltando alguns cabos de aço.. alguns balanços ou mastros. E essa cor vermelha não remete exatamente à identidade do trabalho dele.. mas vamos lá! A ponte tem 130 metros de comprimento, apoiados apenas de um lado e do outro das margens do Bow River, em Calgary, no Canadá - ao menos uma característica em comum com suas outras obras.

Feita para pedestres e ciclistas, a Peace Bridge possui plataformas diferenciadas para os dois tipos de usuários. A escolha da estrutura justifica-se pelo fato de o leito do rio não poder receber elementos verticais ou plataformas flutuantes. Mais de 5000 pessoas vão circular diariamente sobre a ponte, que tem previsão para estar pronta em 2010. Será?





















-

1 comentários:

Anônimo disse...

liinda da vida! :* esse blog é timaixx Brunão