JS Bach Chamber Music Hall, por Zaha Hadid Architects

Quem me conhece sabe que não sou fã, mas que arquiteto não gosta de um projeto conceitual? O escritório de Zaha Hadid tem agora um espaço no Manchester Art Gallery para receber as músicas de Johann Sebastian Bach! Segundo ela, a estrutura metálica foi projetada em redemoinho, de forma a favorecer a harmonia dos concertos de Bach. As imagens mostram a estrutura, a membrana de tecido/malha de aço que a envolve, e os estudos de direcionamento do som.



















"O projeto reforça a multiplicidade do trabalho de Bach através de uma integração coerente entre lógicas formal e estrutural. Uma única faixa contínua de tecido gira em torno de seu próprio eixo, criando camadas no espaço para direcionar os artistas e o público a um espaço íntimo e fluido."































Ela diz que "O processo projetual do design envolveu considerações com a escala, estrutura e acústica para desenvolver um diálogo formal dinâmico, inseparável de sua finalidade: trazer um espaço íntimo para o usuário." A separação dos espaços e as funções corretas foram adquiridas a partir do giro da fita, que ao longo do percurso, varia seu tamanho entre o de um corrimão e o de um pé direito. As conexões visuais e de circulação têm seus efeitos gerados pelas barreiras visuais descontinuadas da fita de tecido.No intuito de refletir e dispersar o som, painéis acústicos de acrílico estão suspensos acima do palco, invisíveis sob as diferentes regiões de tensão da membrana.
Pra quem quer ter uma noção do espaço, o jsb music hall ocupa 17 x 25 metros.








































Esse post foi uma dica do Dudu Crosara, e as informações e fotos são do designboom.com
Deliciem-se! Bom fim de semana.

2 comentários:

Mônica Nassar disse...

Putz! Demais!
Eu ia fazer um post jutamente sobre conceito...
=)

cuka* disse...

faça isso! aliás, que a gente faça mais isso!