Niemeyer versus Brasília

Um belo dia, eu cheguei a um churrasco na casa de uma amiga, e, ao sentar a mesa, me vem uma pessoa puxando papo: você viu o novo projeto do Oscar? Saiu no jornal! Eu simplesmente respondi: Não me fale dele agora, por favor, estou comendo! Mas isso passou a me incomodar, aquele comentário não era a favor do projeto. Ele tinha um "tom". Se um leigo não gosta de um projeto do Niemeyer, é porque a coisa tá feia! Então, após terminar o almoço, levantei-me e me dirigi até o tal jornal para ver de que se tratava essa notícia. Quando me deparei com uma foto: a maquete eletrônica do projeto. Não consegui acreditar no que meus olhos viam. Não consegui medir palavras para descrever o que sentia. Decepcionada. Impotente. Como se nunca mais fosse conseguir passar pela Explanada novamente... Felizmente, uma professora minha me presenteou com esse texto maravilhoso:

http://mdc.arq.br/2009/01/12/oscar-niemeyer-e-brasilia-criador-versus-criatura/


Ela fez o que eu não consegui, colocou em palavras tudo o que eu penso.

1 comentários:

Ana Arcanjo disse...

Para quem quiser ler um pouco mais sobre:

http://www.secom.unb.br/unbagencia/unbagencia.php?id=1132 (artigo da secretaria de comunicação da Universidade de Brasília)

http://www.secom.unb.br/artigos/artigo.php?id=98 (artigo publicado na mdc, com foto da Professora Doutora Arquiteta, Sylvia Ficher)

http://www.secom.unb.br/artigos/artigo.php?id=103 (artigo publicado no Correio Braziliense, escrito por Oscar Niemeyer)


Depois de ler tudo, só digo o seguinte: Oscar Niemeyer se acha o Todo-Poderoso intocável da Arquitetura... Parodiando um expressão maçônica, "O Grande Arquiteto de Brasília"